Como declarar plano de saúde no imposto de renda?

0
140
saúde no imposto de renda

Anualmente precisamos prestar contas com o imposto de renda (IR), mas, às vezes por falta de tempo ou por falta de informações, chegamos a atrasar ou não sabemos como declarar plano de saúde no imposto de renda.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

São tantos dados a respeito dos tributos sobre os rendimentos, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica ao governo, que nem sabemos ao certo o que entra e o que não entra na declaração.

Beneficiários de convênios particulares podem abater o valor gasto com o plano de saúde no imposto de renda, seja no plano individual, familiar ou empresarial.

Seu plano de saúde sofreu reajuste e ficou muito caro? O Blog Saúde te ajuda a reduzir custos! Tenha acesso aos melhores médicos, hospitais e clínicas do país! Registre-se agora!



Dessa forma, surgem diversas dúvidas. Para tentar lhe ajudar a entender melhor, preparamos nesse texto dicas de como declarar plano de saúde no imposto de renda. Continue lendo!

Afinal, como declarar plano de saúde no imposto de renda?

Pois bem, quando temos que prestar as contas dos rendimentos e gastos ao longo do ano no site do IR, saímos em busca de todos os comprovantes que informam tais dados.

Porém, hoje em dia as operadoras de saúde, em busca de facilitar esse processo para os seus beneficiários, já disponibilizam todas as despesas, bem como os reembolsos eventuais.

É comum que por comunicação via email entre empresa e cliente, seja o meio mais apropriado para a entrega desse documento.

Com as informações em mãos, é hora de declarar ao IR. Dessa forma, como citado anteriormente, temos as dicas de como declarar plano de saúde no imposto de renda, confira:

Declaração das despesas médicas

Despesas médicas como, consultas, exames laboratoriais ou de imagem, tratamentos, cirurgias, etc. fazem parte dos gastos com a saúde e podem ser deduzidas, ou seja, abatidas do valor total que deve ser pago a Receita Federal.

É o titular do CPF contribuinte que deve declarar as despesas gastas com o plano. Por exemplo: você contribui com o IR e paga plano de saúde, portanto declara as suas despesas, caso tenha dependentes no plano também inclui as despesas deles respectivamente com os dados completos deles.

Se for o caso de um plano empresarial ou coletivo, o beneficiário também declara sobre os valores pagos por ele mesmo. Há empresas que pagam uma parte do plano e o funcionário outra parte, por isso o funcionário deve declarar os valores.

Passos para declarar plano de saúde no imposto de renda

Então, o primeiro passo para o contribuinte deduzir os seus tributos é acessar o site da Receita Federal e clicar na aba “Pagamento Efetuados”, e, em seguida, dados do pagamento.

Logo após, escolhe o código da especialidade, se fonoaudiólogo, psicólogo dentista ou, como é o caso do plano de saúde completo, Médicos do Brasil.

Com isso, realiza-se o preenchimento da planilha conforme os comprovantes e os documentos de CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), assim como os dados dos dependentes, se forem o caso.

Informa-se sobre as despesas realizadas, valor pago, e possíveis reembolso da operadora de saúde. Dessa forma, está feita a declaração. Vale ressaltar que, todos os comprovantes devem ser guardados por até cinco anos em caso de fiscalização.

Considerações finais

Em 2017, entrou em vigor uma nova regra para quem compartilha a guarda dos filhos. Filhos de pais separados devem entrar como dependentes de apenas um dos pais.

É importante ficar atento a algumas regras da Receita Federal ao declarar os tributos, pois ao menor sinal detectado pelo IR que o contribuinte está mentindo, haverá consequências, como cair na malha fina, por exemplo.

Então, gostou de saber como declarar plano de saúde no imposto de renda? Pois indique esse texto para amigos e acompanhe outras de nossas publicações.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Faça o seu comentário!
Digite seu Nome